É fácil perceber a importância que tem a fotografia de família… Capaz de trazer à memória os momentos mais doces e felizes, de matar saudades e fortalecer alguns laços.

Na maioria das vezes, quando estamos vivendo o momento presente, a gente não se atenta para a importância que ele tem. Nem percebe que o tempo passa e que as crianças crescem, que os pais e avós envelhecem, e que com eles nos transformamos também.

A família Shimizu nos procurou porque estão vivendo um momento bastante especial, e é claro, queriam fotos de família!

Eles são do interior de São Paulo e vieram ao Rio para passar uns dias e comemorar!
A tarde com eles na Urca nos permitiu aproximar um pouco mais da história, conhecê-los melhor.

A Lina, essa japonesinha linda, vai ganhar um irmão! Ela não se aguentava de felicidade =]


Não sei se vocês já passaram por isso… mas certos cheiros, sabores, sons têm o poder de nos levar, de nos remeter à determinadas fases da vida e de transformar o ontem em agora. São estímulos que tocam de alguma forma nossos sentidos e que nos fazem viajar no tempo.

O estímulo visual mais forte que conheço é certamente o da fotografia, e fazer voltar no tempo é apenas um dos poderes que ela tem! Acredite, a fotografia é sim poderosa!!! Ela nos conecta a outras pessoas, nos faz refletir, nos fala de nós. Nos coloca como participantes de sonhos, nos envolve, nos modifica. 

Mas agora falo sobre esse poder que ela tem de guardar memórias, as memórias da nossa família!

Quem de nós não sente alegria e às vezes uma saudade gostosa do convívio com os avós, até mesmo dos pais, das brincadeiras com os irmãos?

Além do irmão, a Lina também estava encantada pelo mar. Não resistiu, e se jogou!!! A Talita e o Jonas entraram literalmente na onda!
Que delícia poder participar desse encantamento que as crianças tem com o novo. Com as coisas mais simples da vida!

Que delícia poder ver a alegria no rostinho dela quando o pai a transformava em “Super Baby”!!!

E a família veio completa!!! Não só os pais, mas também os avós.

Soubemos na hora que até aquele dia eles não tinham nenhuma foto “digital”! Que honra a nossa!!!

fotografia de família, fotografia de família rio de janeiro, fotógrafo de família rio de janeiro, maternidade, momentos, prêmios de fotografia, WPJA, Clara Sampaio Fotografia, ensaio de gestante, fotografia de nascimentos, fotografia de parto, fotografia documental, fotos de familia, maternidade, FPJA, fine art association, fotografia de família rio de janeiro

Quanta coisa boa pudemos vivenciar!
Salve o poder da fotografia de família!!!
Que essas memórias possam retribuir e trazer sempre ao presente esse momento especial que estão vivendo juntos.

Tudo de melhor pra vocês Família Shimizu! Vocês ganharam nossos corações! ❤️

Na minha família, fotografia sempre foi algo muito especial… me lembro de um móvel antigo de madeira na sala da casa dos meus pais que tinha três gavetões. Nesses gavetões eram guardadas a nossa fotografia de família. Como era gostoso sentar ali, abrir as gavetas e olhar os álbuns. Isso! Eram albinhos de 10×15 que os laboratórios entregavam quando a gente deixava um filme para revelar.

Nas gavetas na sala, as fotografias da família, em caixas de sapato, as fotos que eu separava de amigos, de família também, de momentos que junto com cartas, bilhetes, letras de música e/ou alguns objetos iam guardando pedaços das minhas histórias, das nossas memórias.

Muito embora não pensasse em ser fotógrafa, sempre curti fotografar. Tanto nas festas e almoços de família, quanto nos eventos que envolviam minha faculdade, e portanto meus amigos. Minha caixa de sapatos é bem recheada!

Uns meses atrás fui convidada pela WPJA – Wedding Photojournalist Association, da qual faço parte com a fotografia de casamento, para integrar o corpo de fotógrafos da sua mais nova associação com foco em fotografia de família, a FPJA – Family Photojournalist Association, ambas com foco na fotografia documental. Fiquei surpresa com o convite e ao mesmo tempo super feliz!!!

Muito feliz também porque logo no primeiro concurso tivemos 14 fotos premiadas!

Não fotografo atrás de prêmios de fotografia, mas gosto de participar de concurso de fotografia. Acho muito legal submeter meu trabalho à análise de outros profissionais e não apenas a das famílias que fotografo. E fico mesmo super feliz quando temos fotos premiadas!

Só tenho a agradecer às famílias que entregaram momentos das suas vidas ao meu olhar. Da gravidez ao nascimento, do nascimento à rotina da família… muito mais que às lentes, vocês tocaram meu coração. Me emocionaram apenas por estarem vivendo de forma intensa e verdadeira momentos tão mágicos diante dos meus olhos, do meu coração. Muito obrigada!

É gratificante demais quando encontramos nosso caminho, nosso propósito. Por mais árduo que o trabalho possa ser, seguimos felizes, com alegria no coração!

Quer ter sua família fotografada por nós? Entre em contato aqui!