Que alegria começar o ano fazendo algo que nunca fiz na vida, gravar um programa de televisão! Um mix de vídeo e fotografia, o Álbum de Família é um programa bem curtinho, porém super intenso, que vai ao ar no canal por assinatura GNT. Ele fala das transformações que os filhos de 0 a 3 anos trouxeram para cada família com a sua chegada.
Que experiência maravilhosa, tanto pelas pessoas que conheci, quanto pela vibe dos dias de gravação.
Cada família com a sua história, o post de hoje fala da família Cordeiro.
A Rosi e o Bruno são pais do Bernardo e da pequena Lis, que só tem 3 meses.
Eles amam as praias e os parques do Rio, e o Aterro é o quintal da casa deles nos finais de semana, por isso a escolha do local.
São quatorze anos juntos, oito de casados. Quando a Lis chegou, o Bê tinha 5 anos. Um garoto lindo e muito carinhoso.
Logo depois que a Lis nasceu, a Rosi teve uma paralisia facial raríssima, ficou com o rosto bilateralmente paralisado, sem a mínima expressão.
Ela não conseguia falar, comer, bebia com um canudo e aos poucos foi perdendo a visão. Ouviram a opinião de cinco neurologistas, que disseram que os sintomas que ela tinha não se enquadrava em nenhuma doença.
A Rosi ficou desesperada com a ideia de ter uma filha com dez dias de vida, com a mãe naquela situação.
A partir daí, sem diagnóstico fechado, começaram os exames, consultas, fisioterapia. A Lis recém nascida acompanhando a mãe em todos os momentos.
“Quando as crianças iam dormir eu chorava por não saber o que eu tinha. Bruno sempre ao meu lado me dando forças, se desdobrando para me acompanhar nas consultas”.
Mesmo sem diagnóstico, e graças a muita fisioterapia e empenho da Rosi, os movimentos do rosto foram sendo recuperados pouco a pouco.
Um dos momentos com essa família que mais me tocou, foi quando a Rosi disse que pedia pro Bruno sorrir pra Lis, pra que ela não achar que o mundo era assim, sem emoção.
Quando falo que a fotografia é uma ferramenta que expande meu ser não é à toa. Quando a gente sabe de histórias como essas, e se estamos de fato com o coração aberto para o outro, a gente se emociona, se apropria, se expande. Se torna um ser humano no mínimo melhor. Obrigada! Quanta sensibilidade, empatia, quanto amor incondicional. A preocupação da Rosi nunca foi a sua aparência, mas que a filha não conhecesse um mundo sem expressão.
Hoje, três meses depois, a Rosi está com 80% dos movimentos recuperados, a visão voltou ao normal.
“Os médicos me disseram que o que tive foi a raridade da raridade de paralisia facial. Ainda sigo investigando o motivo, mas só agradeço a Deus de poder sorrir para meus filhos”
Sem palavras para agradecer à oportunidade de participar do Álbum de Família. Muito obrigada família Cordeiro, Canal GNT, Patricia Koslinsk, Bel Sampaio e a equipe monstra e maravilhosa do Cinegroup!
Ficha Técnica
Direção: Rodrigo Hinrichsen
Direção de fotografia: Rafael Mazza
Direção de produção: Lorena Rodrigues
Assistência de Câmera: Ricardinho Gomes
Som direto: João Zula
Assistência de elétrica: Vitinho
Maquiagem: Sandra Augusto
Fotografia: Clara Sampaio Fotografia
Assistente de fotografia: Bel Sampaio