IIF Newborn photo conference 2017, fotografia de parto, fotografia documental, fotografia documental de parto, fotos de familia, maternidade, nascimento, parto humanizado, parto natural, cesarea, fotógrafo de nascimentos, fotógrafo de parto, clara sampaio fotografia

Palestrantes do IIF 7º Newborn Photo Conference – 2017

Esse ano terei a imensa alegria de palestrar sobre um dos assuntos que mais me encantam na vida: fotografia documental de parto. O título da palestra é Fotografando Nascimento: Dor, Alegria e Amor e ela vai acontecer no Instituto Internacional de Fotografia – IIF, no 7º Newborn Photo Conference, em São Paulo.

Fiquei muito feliz com o convite. Fotografar e poder falar sobre a fotografia do nascimento de uma nova vida é precioso. São tantos sentimentos envolvidos e que culminam naquele momento, quando os pais têm os filhos pela primeira vez em seus braços. Veja o nascimento do Ravi!

Não acredito em receitas prontas, mas para fotografar um parto, para que o fotógrafo consiga captar toda a emoção que um nascimento envolve, ele precisa ter ou desenvolver algumas habilidades. Na palestra vou falar de algumas delas.

É importante também ter e transmitir confiança. Estamos lidando com um dos momentos mais especiais daquela família. Se você não foi o fotógrafo de casamento daquele casal, se não tem nenhum vínculo estabelecido, um ensaio de gestante pode ser uma boa dica para fortalecer os laços previamente e criar uma relação de confiança.

No dia do nascimento, é imprescindível estar 100% presente e se concentrar no fluxo dos acontecimentos para documentar. Também é preciso ter calma, estar tranquilo, agir com serenidade. Às vezes o trabalho de parto requer muito esforço, ou mesmo ser muito longo, e a mãe precisa estar 100% a vontade na sua presença para que nada possa interferir no nascimento do bebê. É muito importante ser discreto, não intervir, não invadir. O parto é um momento muito íntimo e pessoal, muito precioso para conexão das mães com seus filhos.

A maternidade é uma das coisas mais belas da vida e fotografar um nascimento requer muita responsabilidade. De todos os ramos da fotografia de família, talvez a fotografia documental de parto seja a mais complexa. É preciso estar preparado emocional e tecnicamente.

Para quem nunca fotografou um nascimento, é importante buscar conhecer quais são os tipos de partos. Vou falar na palestra um pouco sobre o parto natural, o parto normal, a cesárea; e o parto humanizado. Saber algumas características de cada tipo de parto ajuda bastante a quem está começando e fortalece a sensação de confiança do fotógrafo sobre o assunto.

Vou falar também do posicionamento do fotógrafo durante os nascimentos. Somos contadores de histórias e quanto mais criativos pudermos ser, mais ricas as memórias que entregamos.

Se você também é apaixonado por fotografar partos, vem com a gente! O Newborn Photo Confere acontece no IIF, entre os dias 18 e 20 de abril. Minha palestra sobre nascimentos será dia 19! Espero vocês lá!

 

Quer saber mais sobre palestras, cursos e workshops? Preencha o formulário abaixo e enviaremos mais informações.

 

Comments