Esse casamento no Zéfiro, Fortaleza de Santa Cruz, me tocou bastante. A Cecília e o Luis Paulo têm uma família linda e o irmão da Cecília preparou um texto lindo para a cerimônia, contando como foi ver a irmã mais nova criar asas para voar.

Os  vazios são maiores e até infinitos…

Tenho uma irmã, minha melhor amiga desde onde alcança a memória. Andamos juntas, unidas por laços de amor nessa caminhada ora simples, ora tão complexa, que é a vida. Sinto que minha irmã está por mim, e espero que ela também possa sentir que estou por ela para o que der e vier.

Trouxe a relação de irmãos porque fiquei muito emocionada com as palavras do Arthur, irmão da Cecília, na cerimônia do casamento dela. Ele falou da relação dos três, dele, do Gabriel e da caçula Cecília, e de como a Cecília foi crescendo e encontrando seu espaço no mundo para voar.

Porque o casamento também é isso… a filha que sai de casa, o irmão que se muda.

E o que fica?

Fica um vazio…

Não que isso seja um problema, pelo contrário…

E para falar de vazio de uma forma mais aprofundada, nada melhor que um trechinho de Manoel de Barros:
“Tenho um livro sobre águas e meninos.

Gostei mais de um menino

que carregava água na peneira.
A mãe disse que carregar água na peneira

era o mesmo que roubar um vento e sair

correndo com ele para mostrar aos irmãos.
A mãe disse que era o mesmo que

catar espinhos na água

O mesmo que criar peixes no bolso.
O menino era ligado em despropósitos.

Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos.

A mãe reparou que o menino

gostava mais do vazio

do que do cheio.

Falava que os vazios são maiores

e até infinitos…”

E sim, o vazio é mesmo bem maior que o cheio – física quântica, filosofia; e o vazio que fica, por ser maior e até infinito, também permite se preencher de forma muito mais abundante.

Porque dependendo de como se lida com ele, o vazio não esgota, amplia; não segrega, agrega; não retrai, expande.

O texto do Arthur, irmão da Cecília, é longo, mas vale a leitura. É muito bonito ver o voo livre que liberta, e ao mesmo tempo mantém a união. É muito bonito presenciar histórias de famílias que agregam e se expandem de fato.

Ia escolher uma parte do texto do Arthur, mas confesso que não consegui. Segue a história deles na íntegra:

“Meus dois irmãos sempre foram uma alegria na minha vida. Nós três dividíamos tudo: brinquedos, brincadeiras, jogos, TV, videogame… fazíamos tudo juntos, os nossos comandos em ação eram dela e as barbies dela eram nossas… sempre muito perto e unidos, e isso carregamos pra vida toda.

Ter uma irmã mais nova é algo fantástico, tem que proteger e ensinar e cuidar quase como ter uma filha, mas sem ter culpa nenhuma de implicar, sacanear e zoar com a maninha, e coitada, ela passou por muito nas nossas mãos.

Ela sempre foi muito na nossa onda, ia com o Gabri nas aulas de música e canto, escrevendo poesias e fazendo blogs pela internet. Investiu horrores de tempo aprendendo a desenhar igual a mim, na época que jogávamos RPG. Ela se frustrava horrores que achava que não conseguia desenhar, mas ela nem percebia como era incrível que ela, tão novinha, já estava tão boa naquilo. Ela aprendia muito rápido, ecrescia quase tão rápido também.

Foi nessa velocidade que os pais deram pra ela um quarto separado do nosso, tadinha, ela sempre miúda dormiu até em cima de um armário quando as coisas eram apertadas de verdade. Com o quarto rosa dela, na época só separado do nosso por umas estantes num quartão que a gente dividia, que ela começou a ser ELA .

Logo depois eu já estava pegando estágio na faculdade, e o Gabri começando o curso de veterinária, que a Ciça se viu meio que obrigada a parar de seguir os irmãos, afinal, a gente foi cada um prum canto.

Aí começou… namorado… planos… pré-vestibular… Entrou para a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. Definitivamente a minha maninha tinha crescido. […] Não foi fácil não, mas logo estava formada e começou a trabalhar duro. A vida dividida entre os embarques e as folgas, que ela usava pra estudar mais… loca!

Minha maninha que a gente pegava no pé logo se achou uma pessoa completa, independente, responsável, com grandes sonhos e ambições, e plena capacidade de realizá-los. Quem antes copiava as manias dos irmãos agora dava o exemplo em muitas coisas. Crescemos juntos e continuamos juntos, cada um uma inspiração pro outro e minha mana não é diferente. É sempre ela quem me mantém grudado na família, eu moro longe e sou meio distante mesmo, mas ela me busca, me liga, me visita.

Foi numa dessas visitas que ela me contou, num ponto de ônibus assim que ela chegou em Porto Alegre: “Mano, tô namorando”. Deu pra ver que ela estava infinitamente feliz. Ela acrescentou: “Você conhece ele, o Luis, da casa da Thais”. Eu imediatamente já sabia quem era […]. Eu lembro de ter criado uma afinidade com o cara na época, e fiquei muito feliz quando ela me disse que era ele o namorado e eu instantaneamente achei foda.

Hoje eu divido minha vida com a Renata, meu amor, e sei como é ter alguém que enche cada dia de alegria e inspira a vida. Fico muito feliz de fazer parte dessa festa linda e saber que a minha maninha, que cresceu pra virar essa pessoa fantástica, ter encontrado outra pessoa fantástica pra dividir os sonhos, os planos e as realizações.

Pra vocês dois, desejo que o amor de vocês seja vivo dia após dia, que o respeito seja a base de tudo, que a diversão sempre recomece e que vocês tenham uma vida linda e longa pela frente. Que a felicidade de vocês transborde em todos que estão aqui hoje. Felicidade infinita, amo todos vocês!”

Amor, zelo, carinho, cuidado, respeito. Amor que agrega, que comunga, amor infinito que soma, preenche, e que guarda sempre espaço pra mais.

Espaço vazio, infinito, de infinitas oportunidades…

Luis Paulo e Cecília, ou Ciça e LPP! Que a vida que estão construindo seja repleta de espaços vazios, para que cada dia seja uma nova oportunidade de preenche-los com o amor e a alegria de vocês.


casamento no zéfiro, casamento na fortaleza de santa cruz, clara sampaio fotografia, fotografia de casamento, destination wedding, fotografo de casamento casamento no zéfiro, casamento na fortaleza de santa cruz, clara sampaio fotografia, fotografia de casamento, destination wedding, fotografo de casamento casamento no zéfiro, casamento na fortaleza de santa cruz, clara sampaio fotografia, fotografia de casamento, destination wedding, fotografo de casamento casamento no zéfiro, casamento na fortaleza de santa cruz, clara sampaio fotografia, fotografia de casamento, destination wedding, fotografo de casamento casamento no zéfiro, casamento na fortaleza de santa cruz, clara sampaio fotografia, fotografia de casamento, destination wedding, fotografo de casamento casamento no zéfiro, casamento na fortaleza de santa cruz, clara sampaio fotografia, fotografia de casamento, destination wedding, fotografo de casamentocasamento no zéfiro, casamento na fortaleza de santa cruz, clara sampaio fotografia, fotografia de casamento, destination wedding, fotografo de casamento casamento no zéfiro, casamento na fortaleza de santa cruz, clara sampaio fotografia, fotografia de casamento, destination wedding, fotografo de casamento casamento no zéfiro, casamento na fortaleza de santa cruz, clara sampaio fotografia, fotografia de casamento, destination wedding, fotografo de casamento casamento no zéfiro, casamento na fortaleza de santa cruz, clara sampaio fotografia, fotografia de casamento, destination wedding, fotografo de casamentocasamento no zéfiro, casamento na fortaleza de santa cruz, clara sampaio fotografia, fotografia de casamento, destination wedding, fotografo de casamentoCasamento-no-zefiro-66- casamento no zéfiro, casamento na fortaleza de santa cruz, clara sampaio fotografia, fotografia de casamento, destination wedding, fotografo de casamento casamento no zéfiro, casamento na fortaleza de santa cruz, clara sampaio fotografia, fotografia de casamento, destination wedding, fotografo de casamento casamento no zéfiro, casamento na fortaleza de santa cruz, clara sampaio fotografia, fotografia de casamento, destination wedding, fotografo de casamento casamento no zéfiro, casamento na fortaleza de santa cruz, clara sampaio fotografia, fotografia de casamento, destination wedding, fotografo de casamentocasamento no zéfiro, casamento na fortaleza de santa cruz, clara sampaio fotografia, fotografia de casamento, destination wedding, fotografo de casamento casamento no zéfiro, casamento na fortaleza de santa cruz, clara sampaio fotografia, fotografia de casamento, destination wedding, fotografo de casamento casamento no zéfiro, casamento na fortaleza de santa cruz, clara sampaio fotografia, fotografia de casamento, destination wedding, fotografo de casamentocasamento no zéfiro, casamento na fortaleza de santa cruz, clara sampaio fotografia, fotografia de casamento, destination wedding, fotografo de casamento

 

Fotografia: Clara Sampaio Fotografia
Fotógrafos convidados: Sergio Sousa e Bruno Montt
Cerimonial e Decoração: Daniela Siani
Celebrante: Casamento Colorido – Ilana Reznik
Making of dos noivos: Mercure Niterói
Cerimônia e Recepção: Zéfiro Eventos – Fortaleza de Santa Cruz
Músicos da cerimônia: Ornamentus
DJ: Oba`dia (DJ Junior Moreno)
Convites: Papel a la Carte
Alianças: Hstern
Bolo: Carolina Sales

Para ver outros casamentos, clique aqui

Comments